Clique e visite

Clique e visite
Acompanhe no Twiter - @Radio_Tatuape

Search

Menu

Vertical Menu

Jarbas Comput@adores. Tecnologia do Blogger.

Archive

Me siga no Twiter

Me siga no Twiter
Sigo de volta @Radio_Tatuape
terça-feira, 11 de agosto de 2015

10 Hábitos Simples Para Proteger Sua Memória

Conforme o tempo passa, é normal apresentarmos alguns problemas de memória. No entanto, tal como os músculos do corpo, o cérebro pode ser exercitado e reforçado com a ajuda de algumas rotinas e exercícios. Se você quiser manter a cabeça em forma, tente incluir estes 10 hábitos e alterações no seu estilo de vida, que ajudarão a evitar lapsos de memória associados à idade.
hábitos para memória
1. Alimente o seu cérebro
Para estimular o funcionamento do cérebro, é importante alimentar-se com produtos de baixo índice glicêmico e ricos em ômega-3 e antioxidantes, como salmão, brócolis, abacate e cereais integrais. Além disso, recomendamos fazer várias refeições pequenas ao longo do dia, para evitar picos repentinos da glicose no sangue, que é a principal fonte de poder do cérebro.
 
2. Mantenha seu corpo em forma
O exercício diário é um dos hábitos mais benéficos para o corpo e a mente. Aumentar a atividade aeróbica pode ajudar a estimular o crescimento do cérebro e do desenvolvimento de novas conexões neurais.
 
hábitos para memória

Isto também pode lhe interessar:

3. Controle o estresse
Exercícios de alongamento e relaxamento ajudam a controlar a ansiedade. Quando uma pessoa está em situação de estresse, o corpo começa a liberar o cortisol, um hormônio associado à redução dos centros de memória no cérebro. A meditação é uma outra atividade que tem se mostrado eficaz no estímulo da memória.
4. Controle seus níveis de ferro
Esse mineral contribui para o bom funcionamento do neurotransmissor essencial para a memória. Em um estudo recente, pesquisadores aplicaram um teste de memória a um grupo de voluntárias e descobriram que as mulheres com baixos níveis de ferro tiveram duas vezes mais erros do que as mulheres com níveis adequados do mineral. Por isso, recomendamos incorporar alimentos como peixe, iogurte, legumes e vegetais folhosos à sua dieta.
 
hábitos para memória
5. Diga não às tarefas simultâneas
Se, por exemplo, você ouve música enquanto lê uma revista, sua capacidade de lembrar de qualquer uma das duas ações pode ser afetada. Ao executar tarefas simultâneas, o cérebro aciona o funcionamento de outra região que detém menos detalhes. Se você quer ter uma memória forte e duradoura, recomendamos que se concentre em uma tarefa de cada vez.
6. Controle seus níveis de colesterol
O acúmulo de placas nas artérias, causada pelo excesso de colesterol, não só prejudica as veias do coração, mas também produz o bloqueio dos vasos sanguíneos no cérebro, privando-o de nutrientes essenciais para a sua função e produzindo falhas na memória. Portanto, faça exames de sangue com frequência para controlar seus níveis de colesterol.
 
hábitos para memória
7. Controle seus medicamentos
Existem vários medicamentos que podem afetar o desempenho da memória, especialmente quando se trata de idosos. Na terceira idade, os medicamentos que tomamos tendem a permanecer mais tempo no organismo e alguns deles podem causar problemas de memória, como antidepressivos, soníferos, analgésicos, quimioterapia, beta-bloqueadores e anti-histamínicos.
8. Treine sua mente
Como os músculos do corpo, o cérebro requer treinamento e exercício para ficar em forma. Para fazer isso, recomendamos fazer quebra-cabeças, palavras cruzadas, caça-palavras, desafios de lógica, e qualquer outra atividade que sirva para estimular as funções cognitivas.
 
hábitos para memória
9. Coma uma maçã por dia
A maçã é ideal para manter você longe do neurologista. A enorme quantidade de antioxidantes presentes nessa fruta pode aumentar os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para o desempenho da memória. Estes antioxidantes também têm a capacidade de proteger seu corpo contra a ação dos radicais livres.
10. Inclua uma taça de vinho na sua dieta
O vinho tinto contém resveratrol, uma substância que ajuda a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Além disso, a sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol ajuda a evitar a acumulação de placa em todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.
hábitos para memória
 
Artigo original: Prevention
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Página Inicial

Translator

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Site oficial

Site oficial
Clique para visitar

Real Artesanatos em Pedras

Real Artesanatos em Pedras
Clique na imagem

CONTADOR OFICIAL

Histats