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domingo, 8 de março de 2015

O Que Você Deve Saber Sobre Anemia

O que é  anemia?
 
A anemia é uma condição médica em que a produção de glóbulos vermelhos fica reduzida. Os glóbulos vermelhos são os encarregados de transportar oxigênio para as células do corpo. As pessoas que sofrem de anemia costumam ter um aspecto frágil e menos energia para realizar suas atividades normais, pois seus corações devem trabalhar mais para conseguir distribuir glóbulos vermelhos por todo o corpo.
 
Para nossa sorte, a anemia não é considerada uma doença e é muito fácil de tratar. Se você acha que está anêmico, não hesite em consultar um médico e submeter-se aos exames necessários para obter um diagnóstico correto.
 
 
 
Por que desenvolvemos anemia?
 
A anemia ocorre quando o corpo não produz glóbulos vermelhos ou quando estes não possuem suficiente hemoglobina, uma proteína encarregada de transportar oxigênio dos pulmões até as diferentes células do corpo.
 
Para explicar de outra forma: imagine que o sangue no seu corpo é uma rodovia por onde passam os glóbulos vermelhos, que são os veículos, levando o oxigênio, que são os passageiros. Estes passageiros precisam ir trabalhar em diferentes células e órgãos do seu corpo.
 
Quando você perde muito sangue ou o volume da perda supera o volume de produção de novos glóbulos vermelhos, é possível que você desenvolva anemia. Devido à menstruação, à gravidez ou às hemorragias pós-parto, as mulheres têm mais propensão para desenvolver anemia. Por outro lado, as hemorragias por traumatismos, as hemoragias internas causadas por úlceras ou outros problemas digestivos também podem causar anemia.
 
Anemia e nutrição
 
Existem diferentes tipos de anemia. O mais comum é a anemia por deficiência de ferro, que ocorre quando a pessoa tem baixos níveis de ferro ou é incapaz de absorver este mineral em seu organismo. A deficiência de vitamina B12 e ácido fólico também pode causar anemia. Nos casos mais raros, esta condição se desenvolve por influência de doenças do sangue de natureza hereditária, como a anemia aplásica, a talassemia ou a anemia falciforme.
 
Como saber se sofremos de anemia?
 
 
Em primeiro lugar, a anemia ´não é uma condição evidente, pois seus sintomas podem confundir-se com o cansaço normal. Se a anemia é leve, a pessoa se sentirá sem energia, cansada e com dificuldade para respirar. Caso o problema não seja diagnosticado logo, os sintomas podem piorar e incluir dores de cabeça, náuseas, aumento da frequência cardíaca, zumbidos nos ouvidos ou síndrome das pernas inquietas. Além disso, quando uma pessoa tem anemia, há aumento na queda do cabelo, mudança de cor da pele e das unhas, que, geralmente, ficam pálidas. A melhor forma de verificar o que está acontecendo é um exame de sangue bem simples chamadohemograma.
 
Sinais e sintomas
 
Anemia leve
• Fraqueza
• Cansaço
• Dificultade para respirar
 
Anemia moderada a severa
• Aumento da frequência cardíaca
• Náusea
• Dor de cabeça
• Síndrome das pernas inquietas
• Zumbidos nos ouvidos
• Queda de cabelo
• Pele pálida
 
Outros sinais
• Unhas pálidas e quebradiças
• Mãos e pés frios
• Temperatura corporal baixa
• Disfunção sexual
• Cortes que demoram a cicatrizar
• Incapacidade para concentrar-se
 
Tratamentos e remédios caseiros
 
Suplementos de ferro 
 
Sendo a deficiência de ferro a principal causa da anemia, os médicos costumam receitar suplementos de ferro, que podem ser adquiridos em qualquer farmácia. A ingestão excessiva de ferro pode ser tóxica. Portanto, sempre é necessário consultar um médico para determinar a quantidade desse mineral para tratar do problema.
 
 
Bananas, mel, amêndoas e cebola
 
A boa noticia é que, além de deliciosos, estes alimentos são conhecidos por estimularem a produção de hemoglobina. Comece o seu dia com uma saudável combinação de banana, mel, amêndoas, granola e iogurte no desjejum. 
 
 
Evite consumir alimentos que inibem a produção de ferro
 
Os seguintes alimentos devem ser evitados antes das refeiçoes, pois impedem a correcta absorção do ferro pelo nosso organismo:
 
• Vinho tinto, chá verde e preto, uvas e outros alimentos ricos em tanino.
• Café, chocolate e outros produtos ricos em cafeína.
• Leite e laticínios.
• Gemas de ovo.
• Produtos de soja.
 
Vitamina C
 
Esta super vitamina promove a correta absorção do ferro pelo organismo. Este nutriente se encontra em muitas frutas e verduras coloridas, como laranjas, tangerinas, morangos, romãs, kiwis e tâmaras. 
 
Dica extra: Quem inventou de comer feijoada com laranja picadinha, sabia o que estava fazendo. O suco da laranja faz o nosso organismo absorver muito melhor o ferro contido no feijão.
 
Consuma alimentos ricos em ferro
 
O ferro pode ser obtido através da alimentação. Na lista a seguir, você encontrará as melhores fontes de ferro, tanto de origem animal quanto vegetal.
 
Opções de origem animal
 
• Mexilhões
• Ostras
• Peixe
• Carne vermelha
• Fígado de gado e de frango
 
Opções de origem vegetal
 
• Cereais fortificados
• Legumes, lentilhas e feijões de todas as cores
• Espinafre, couve, agrião e outros vegetais de folhas verde-escuras.
• Melado escuro
• Frutas desidratadas, como passas, ameixas e damascos. 
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