Search

Menu

Vertical Menu

Jarbas Comput@adores. Tecnologia do Blogger.

Archive

Me siga no Twiter

Me siga no Twiter
Sigo de volta @Radio_Tatuape
segunda-feira, 16 de março de 2015

14 Excelentes Remédios Caseiros para Calcanhares Rachados

Calcanhares rachados ou fissurados são um problema comum, que ocorrem quando a pele começa a formar fissuras ao longo da borda externa do calcanhar. A pele no local torna-se ressecada, endurecida e esfarelada, causando as indesejáveis rachaduras. Algumas delas podem levar a sangramentos dolorosos. Porém, não há razão para perder a esperança, pois existem excelentes recursos caseiros para solucionar esse problema!
calcanhar
Qual é a causa dos calcanhares rachados?
O surgimento de fissuras nos calcanhares pode acontecer com qualquer pessoa, mas aqui estão alguns dos fatores mais comuns, geradores do problema:
 
- Obesidade ou sobrepeso
 
- Caminhar de pés descalços por longos períodos de tempo
 
- Uso contínuo de sandálias
 
- Viver em climas áridos
 
- Usar calçados abertos atrás
 
- Pele espessa e rígida em volta dos calcanhares
 
- Caminhar ou manter-se sobre os calcanhares por um longo tempo
 
- Gravidez
 
- Calçado com falta de suporte apropriado em volta dos calcanhares
 
- Ficar em pé por longo tempo sobre piso duro
 
- Glândulas sudoríparas inativas
 
- Falta de higiene nos pés
 
- Pé-de-atleta, eczema ou outrso problemas de pele
 
- Carência de minerais, vitaminas ou zinco
 
- Problemas de tireoide e diabetes
 
- Pés chatos ou muito arqueados
 
Como tratar dos calcanhares rachados?
 
Um dos hábitos mais importantes a serem adotados é manter os pés sempre bem hidratados. Use uma lixa suave nos seus calcanhares para reduzir o desenvolvimento de rachaduras e remover células mortas e pele seca. Lembre-se: tratar dos calcanhares rachados é um processo, e a melhora não ocorre da noite para o dia.
1. Use óleos
calcanhar
 
Óleos vegetais hidrogenados são boas opções para tratar de calcanhares rachados. Outros óleos igualmente eficazes são óleos de gergelim, coco, e oliva.
 
Primeiro, lave seus calcanhares com água e sabonete, enxugando-os a seguir. Se você já tem calcanhares rachados, esfregue-os  com pedra-pomes por alguns minutos para retirar a pele seca. Em seguida, limpe a área com um lenço de papel e aplique o óleo em todas as fissuras e locais doloridos do calcanhar. Use o óleo generosamente, massageando calcanhares e pés. Deixe o óleo penetrar durante a noite. Para melhor efeito, aplique o óleo durante uma semana, e coloque meias brancas de algodão para dormir com os pés hidratados, mas sem lambuzar a roupa de cama. No dia seguinte, remova as meias e siga sua rotina de higiene habitual. As meias devem ser trocadas por outro par limpo todas as noites. Você verá que, em uma semana, haverá uma grande melhora.
 
 
2. Bananas maduras
 
calcanhar
 
Bananas maduras podem agir como um excelente hidratante, se usadas corretamente. Amasse bem uma banana madura e aplique a pasta nos seus calcanhares ressecados. Deixe agir por 15 minutos, e lave-os a seguir com água morna. Em seguida, aplique água fria, para tirar resíduos e melhorar a circulação nos seus pés.
 
 
3. Cera de parafina
 
calcanhar
Se você sente dor por causa das rachaduras nos seus calcanhares,  a cera de parafina pode lhe proporcionar um alívio quase instantâneo. Misture a parafina com óleo de coco ou de mostarda, e aqueça até que a cera derreta. Use o líquido resultante, aplicando-o sobre os calcanhares e deixe-os agir durante a noite. Use meias de algodão, como recomendado no ítem 1. No dia seguinte, pela manhã, lave o local. Você se surpreenderá com os resultados!

4. Suco de limão
calcanhar
Aplicar suco de limão em calcanhares rachados suaviza a pele, pois o limão tem propriedades ácidas. Coloque seus pés num balde com água morna e suco de limão por 10 - 15 minutos para hidratá-los. A seguir, esfregue uma pedra-pomes nas áreas ressecadas e seque seus pés.

5. Farinha de arroz com mel e vinagre
calcanhar
Este é um excelente esfoliante natural para remover células mortas. Para prepará-lo, coloque duas colheres de sopa de farinha de arroz num recipiente, e musture-a com 2-3 colheres de sopa de de mel e vinagre. Forme uma pasta espessa. Então, coloque seus pés de molho em água quente por 10 minutos, aplique a pasta nos calcanhares e aguarde. Remova-a com água quente depois que estiver seca.

6. Mel
calcanhar
 
O mel, com suas propriedades antibacterianas e hidratantes, pode também auxiliar no tratamento de calcanhares fissurados. Coloque seus pés de molho em água morna para quente, misturando 2-3 colheres de mel à água. Aguarde 15 minutos, lave seus pés e os enxugue. Você vai sentir seus pés hidratados e flexíveis.
 
 
7. Salmoura
 
calcanhar
 
Acredite se quiser, mas a salmoura é um grande remédio para calcanhares ressecados e rachados, e talvez seja por isso que os "ratos de praia" que você conhece têm pés macios como os de um bebê. Coloque seus pés num balde com água quente e com sal, deixando-os de molho por 15 minutos. Depois, coloque-os em outro balde com água fria por uns 10 minutos. Isso irá malhorar a circulação de sangue nos seus pés.
 
 
8. Lilás indiano
 
calcanhar
Se você conseguir comprar esta erva fresca ou em pasta numa loja de produtos naturais, poderá comprovar o quando ela é eficaz no ratamento de calcanhares rachados por um longo tempo. Aplique uma mistura de lilás indiano em pasta e açafrão em pó nas áreas afetadas dos calcanhares. Deixe a mistura agir por 30-45 minutos e lave bem a área. Seque os seus pés. Os resultados virão em poucos dias!

9. Gelatina de petróleo
calcanhar
Se você regularmente esfregar seus calcanhares rachados com pedra-pomes e, após, aplicar gelatina de petróleo, irá evitar ressecamento na área. Esfregue seus calcanhares com pedra-pomes, lime a área e aplique uma boa quantidade de geléia de petróleo, massageando bem. Coloque meias brancas de algodão (como no item 1) e durma assim, até que as rachaduras dos calcanhares tenha sumido.
 
10. Água de rosas e glicerina
 
calcanhar
Misture água de rosas e glicerina em partes iguais e aplique-a sobre os calcanhares rachados. Se algumas das fissuras estiver aberta ou sangrando, você poderá sentir um pouco de ardência devido à glicerina (que contém alcool). Isto manterá seus calcanhares macios por horas, e a mistura pode sempre ser reaplicada antes de calçar sandálias ou andar descalço. 
 
11. Beber água
 
calcanhar
É muito importante manter seu corpo hidratado para evitar que seus pés fiquem ressecados. Você deveria beber de 12 a 15 copos de água por dia para fornecer aos seus calcanhares a necessária elasticidade para que não venham a apresentar fissuras.
 
12. Preste atenção ao seu consumo de cálcio
 
calcanhar
Para melhorar o estado dos seus calcanhares fissurados, você precisa prestar atenção no seu consumo de cálcio e assegurar-se de que está sendo suficiente. Acrescente alimentos como iogurte, leite, queijo, brócolis e peixe à sua dieta.

13. Vitamina E e ferro
calcanhar
Ao acrescentar vitamina E à sua dieta, você estará contribuindo significativamente para evitar a ocorrência de calcanhares rachados. Alimentos como óleos vegetais, verduras, nozes e castanhas e grãos integrais são ricos em vitamina E, que você deve consumir diariamente.  Ferro também é importante para curar fissuras no calcanhar. Portanto, assegure-se de consumir também carnes e peixes.
 
 
14. Ácidos graxos com ômega 3
 
calcanhar
Alimentos como linhaça, óleo de linhaça e peixes de água fria são ricas fontes de ômega 3, que ajudam a reduzir a ocorrência de fissuras no calcanhar.
Portanto, se você sofre com esse problema, experimente alguns desses remédios caseiros e soluções naturais e terá pés saudáveis, macios e flexíveis em pouco tempo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Página Inicial

CONTADOR OFICIAL

Histats