Search

Menu

Vertical Menu

Jarbas Comput@adores. Tecnologia do Blogger.

Archive

Me siga no Twiter

Me siga no Twiter
Sigo de volta @Radio_Tatuape
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Prática da Natação É A Fonte da Juventude!

Os Benefícios da Natação Para a Saúde

 
Todos nós conhecemos histórias de pessoas de idade que levam um estilo de vida ativo, cheio de energia e realizando atividades físicas com frequência. Uma delas é a natação, um esporte com excelentes benefícios para a saúde, que melhoram a qualidade de vida de quem o pratica. Eis aqui alguns deles!
 
 
 
 
 
Menor Impacto
 
O ato de flutuar na água reduz o impacto sobre o sistema esquelético. Devido ao fato de que a água sustenta parte do nosso peso, quando nadamos, nos sentimos mais leves. Realmente, se você submergir seu corpo até a cintura, o seu peso reduzirá em 50%, porcentagem que aumenta gradualmente até chegar a 90%, quando o corpo está submerso até o pescoço. Além disso, a água não muito fria ajuda a reduzir a rigidez nas articulações e aliviar os sintomas de outras enfermidades ósseas.
 
Restaura a mobilidade
 
As atividades aquáticas são excelentes para pessoas idosas, pois implicam menos riscos de contundir-se ou sofrer quedas, em comparação a outros tipos de exercícios. Como a água é 12 vezes mais densa do que o ar, qualquer movimento realizado dentro da piscina ajuda a fortalecer os músculos, desenvolver resistência e ajudar a restaurar a mobilidade das pessoas com problemas ósseos ou de articulações. As pessoas que não sabem ou não querem nadar podem realizar outras atividades aquáticas que também trazem muitos benefícios, como a dança, a caminhada ou hidroginástica.
 
Fortalece e tonifica os músculos
 
À diferença de outros tipos de exercício, a natação trabalha e coordena todos os principais grupos musculares do corpo. O alongamento e movimento de diversas articulações e ligamentos ajuda a aumentar a flexibilidade e fortalecer a massa muscular. Os exercicios aquáticos também demonstraram ser eficazes na hora de aumentar e fortalecer a densidade óssea, fato que contribui para tratar da osteoporose. 
 
Ajuda a tratar da asma e aumentar a capacidade pulmonar
 
A prática regular desta atividade ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e desenvolver técnicas de respiração que fazem bem à saúde. Por outro lado, a umidade do ambiente e a atividade em si demonstraram ser eficazes para aliviar os sintomas da asma, reduzir as crises e alguns outros problemas respiratórios. 
 
Combate enfermidades cardíacas, colesterol e diabetes
 
Esta atividade beneficia pessoas com probemas cardíacos, pois ajuda a fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea. O exercício aeróbico na água auxilia a combater a hipertensão e reações inflamatórias que podem causar complicações à saúde.
 
Como os níveis de colesterol bom (HDL) e colesterol mau (LDL) se estabilizam com a ajuda da atividade aeróbica, exercícios na água são uma forma excelente de controlá-los.
 
A prática da natação também em demonstrado eficácia no aumento da sensibilidade à insulina no caso dos pacientes com diabetes tipo I, e a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II.
 
 
Assuntos que também podem interessar:
 
 
 
Queima calorias
 
A natação é uma das atividades mais eficazes para queimar calorias. Embora tudo dependa da  duração e intensidade do exercício, a prática da natação pode ajudar muito a reduzir os níveis de gordura corporal, sendo, portanto, excelente opção para pessoas obesas ou com sobrepeso.
 
Por exemplo: apenas 10 minutos de nado de peito podem chegar a queimar cerca de 60 calorias. Este número aumenta para 80 calorias em 10min de nado de costas, 100 com estilo livre e 150 com estilo borboleta.
 
Benefícios para a mente  e o humor
 
Além dos benefícios físicos, a natação pode fazer maravilhas pela saúde mental. Graãs às endorfinas liberadas ao nadar essa atividade ajuda a aliviar o estresse, melhorar o humor e relaxar a mente. De fato, os efeitos das técnicas de respiração utilizadas nesse esporte costumam ser comparadas às da meditação ou da ioga.
 
As aulas de natação podem ser também uma forma de ampliar o círculo social dos idoso e evitar depressões típicas da idade, que muitas vezes decorrem de um estilo de vida sedentário e solitário. 
 
Agora que você sabe tantos benefícios deste esporte, o que está esperando para começar? 
 
Imagens cortesia de: freedigitalphotos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Página Inicial

CONTADOR OFICIAL

Histats