Search

Menu

Vertical Menu

Jarbas Comput@adores. Tecnologia do Blogger.

Archive

Me siga no Twiter

Me siga no Twiter
Sigo de volta @Radio_Tatuape
terça-feira, 26 de agosto de 2014

Como surgiu o termo “gandula” no futebol?

gandulla
Infelizmente muitos personagens históricos do futebol sequer são lembrados, embora seus nomes sejam repetidos diariamente. É o caso do argentino Bernardo Gandulla, que deu origem a um dos nomes mais populares do futebol brasileiro. Conheça um pouco desse jogador aqui no Gol de Canela F.C.
Sua carreira
Bernardo José Gandulla nasceu em Buenos Aires no dia 1 de março de 1916. Para o futebol surgiu no Club Ferro Carril Oeste, equipe no qual despertou o interesse do Vasco da Gama, que o contratou em 1939 com status de estrela.
Gandulla com a camisa do Vasco
Gandulla com a camisa do Vasco
Infelizmente devido a problemas com a legislação esportiva da época não era muito clara sobre transferências internacionais, Gandulla ficou impedido de jogar pelo clube cruzmaltino.
Então, com o intuito de recuperar o rítmo de jogo, ele voltou ao futebol argentino no ano seguinte, contratado pelo Boca Juniors. Com sua rapidez e extremo faro de gol ajudou os xeneize a se tornarem duas vezes campeões argentinos (1940 e 1943). Todo este sucesso o levaria a seleção argentina, na qual jogou apenas um jogo em 1940.
Gandulla com o elenco campeão do Boca Juniors. Ele é o penúltimo agachado (dir. para esq.)
Gandulla com o elenco campeão do Boca Juniors. Ele é o penúltimo agachado (dir. para esq.)
Em 1944, depois de se recupera de uma grave lesão, Gandulla resolveu voltar ao Ferro Carril Oeste, clube que o revelou para o futebol. Após duas temporadas, foi contratado pelo Club Atlético Atlanta onde encerrou a carreira aos 32 anos. Foram ao todo 249 partidas e 123 gols marcados.
Depois de pendurar as chuteiras, Gandulla de aventurou na função de técnico. Acumulou passagens pelo Defensores de Belgrano e Boca Juniors. Veio a falecer em 1999, aos 83 anos, vítima de problemas respiratórios.

O surgimento do termo gandula
gandula
Em sua passagem pelo Vasco, Gandulla ficava restrito a beira do campo devido a impossibilidade de atuar por problemas burocráticos. Assim, para ajudar o clube de alguma forma, ele se dedicava em buscar as bolas que saíam até mesmo as que eram de posse dos adversários, como forma de agilizar a retomada de jogo.
Assim, a partir do seu ato, todas as pessoas que passaram a buscar as bolas que saiam de campo passaram a ser chamadas de “gandulas, em homenagem ao argentino.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Página Inicial

CONTADOR OFICIAL

Histats